18 agosto 2010

Treinamento Drop Set ( Hipertrofia e Força Muscular)

Antes de tudo gostaria de deixar bem claro que todo treino deve ser orientado por um profissional de educação física, e que esse artigo tem como objetivo, apenas mostrar os benefícios e os cuidados que devemos ter com o drop set.




O drop set é um treinamento avançado, ou seja, inadequado para um iniciante.


Em exercícios de intensidade alta, ocorre progressiva queda na ativação de unidades motoras até chegar-se a um ponto em que a ativação das fibras disponíveis não seria suficiente para continuação do movimento, levando à falha concêntrica do exercício. As diminuições de carga, durante o drop-set, têm a finalidade justamente de contornar a fadiga, adequando o esforço às possibilidades momentâneas do músculo e, com isso, mantendo um trabalho relativo intenso por mais tempo (Gentil, 2005).

Esse treinamento deve ser utilizado de uma maneira moderada em um curto período de tempo, objetivando o desenvolvimento rápido do agrupamento muscular desejado, tendo em vista que essa técnica exige muito das fibras musculares e pode levar você a um overtreining, (excesso de atividade física sem o devido tempo de recuperação).


O drop-set (2 trocas de peso), pode ser realizado em três fases:

1 –  realização do movimento com técnica perfeita até a falha concêntrica, ou seja, ate àquela hora onde você não aguenta realizar outra repetição com perfeição,
2 – logo em seguida (sem descanso) diminuição do peso (em aproximadamente 20%), após a falha; e,
3 – continuação do exercício com técnica perfeita até nova falha.Deve-se repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino.

Ainda existe o Triple Drop-Sets, (3 trocas de peso) e Quadruple Drop-Sets ,(4 trocas de peso).

Referências Bibliográficas:

Gentil, Paulo. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

5 comentários:

  1. Misericórdiaaaa... se com o Drop-Set fico quase morrendo... imagina com esse Triple, Quadruple... haushahsua :S

    ResponderExcluir
  2. Ei!!!! Adorei a iniciativa!
    Muita saúde e sucesso! Quero parcerias viu?!
    Abração da amiga *Fofa*!

    ResponderExcluir
  3. Valeu karina e fofa muito obrigado. Sera de muita ajuda sua colaboração fofa.

    ResponderExcluir
  4. Sim,por isso é dito que o drop set é um treino avançado,até chegarmos nesse estágio,é preciso muito treino e perfeito conhecimento e condicionamento fisico se não o treino se perde e ruma para outra finalidade.Agora eu estou conseguindo começar e terminar com o mesmo ritmo.É tão puxado que depois de um ciclo (três dias)chego a parar dois para a recuperação muscular.Estou ficando com volume muscular e muita resistência,o batimento cardíaco esta sempre alto,não baixa de de 100 p min.para minha idade,49 anos,isso chega a ser um treino aeróbico,mas eu já visitei um cardiologista e,por enquanto,está tudo bem.Ah,nunca esquecer de ter uma boa alimentação relativo ao que se está fazendo e beber muita água porque nossas funções químicas\biológicas são realizadas em meio a esta. Nós somos diferentes (metabolismo)e não é o mesmo treino e alimentação para todos e essa diferença tem que ser respeitada,se não "nóis capota".Edmilson Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edimilson por colaborar, espero que continui ajundado o blog cada vez mais.
      Um abraço.

      Excluir