30 março 2011

HIPERTENSÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

 




Saiba o que é hipertesão, como previnir, tratar e qual exercício físico é mais indicado.





   Segundo JARDIM et al, apud PORTO (1999), pressão arterial (PA) é a força exercida pelo sangue sobre a parede do vaso, sofrendo mudanças contínuas durante todo o tempo, dependendo das atividades, da posição do indivíduo e das situações. A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo e, com isso, permite as trocas metabólicas.

O primeiro número, ou o de maior valor, é chamado de sistólico e o de menor valor é chamado de diastólico. Hipertensão é a pressão acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) . 
De acordo com o National Heeart, Lung and blood institite, quando a hipertensão não é detectada e tratada, ela pode:
         • Acarretar aumento do coração, podendo levar à insuficiência cardíaca; 
        • Produzir a formação de pequenas ampolas (aneurismas) nos vasos cerebrais, podendo acarretar um acidente vascular cerebral; 
         • Acarretar estreitamento dos vasos sanguíneos dos rins, podendo levar à insuficiência renal; e 
         • Acarretar um ”endurecimento” mais rápido das artérias do organismo, especialmente no coração, cérebro e rins, podendo levar ao ataque cardíaco, ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência renal. 

O tratamento com exercícios físicos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão arterial. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados e devem ter uma intensidade moderada com frequência semanal de 3 a 5 dias e 30 a 60 minutos por sessão. 
Obs.: É extremamente importante saber qual tipo de medicamento o paciente/aluno está usando se é um diurético, um vasodilatador ou outros. Cada medicamento tem suas especificidades, e por que é importante saber que substancia esta sendo usado? Um paciente que faz uso de um diurético tem que tomar cuidado com o calor excessivo já que está perdendo muito liquido, o calor vai aumentar essa perda e ele pode ficar desidratado entre outras complicações. 

Os procedimentos de prevenção são: 
      • Reduzir o peso corporal, sal de cozinha, consumo de álcool. 
      • Controlar as alterações das gorduras sanguíneas e o estresse. 
      • Abandonar o tabagismo. 
     • Evitar drogas que elevam a pressão arterial: Anti-inflamatórios, moderadores de apetite etc. 
Durante um período de exercício, o corpo humano sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias, à medida que essas adaptações são repetidas, o organismo melhora o seu desempenho. 
Conclui-se que os efeitos benéficos do exercício físico devem ser aproveitados no tratamento do indivíduo hipertenso, visando evitar o uso ou reduzir o número de medicamentos e de suas doses. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref. Toda dieta deve ser supervisionada por uma nutricionista. Esse artigo tem objetivo apenas informativo. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

1. David V. Nieman. Exercícios e saúde:como se prevenir de doenças usando o exercícios como seu medicamento. 1º.ed. Londrina: mamole, 1999.

5 comentários:

  1. Olhaa eu aqui mais uma vez prestigiandoo a sua pessoaaa...kkkk... conforme prometido deixo o endereço dos meus blogs: unipoderosas.blogspot.com
    e http://elessandramelo.tumblr.com/

    Ahhh e por favor visite e comente, viu? Bjoooo e parabéns pelo texto, como falei você se coloca muito bem.

    ResponderExcluir
  2. otimo post! é sempre bom saber esses detalhes. =D

    visite meu blog tbm.. beiijos ;**

    ResponderExcluir
  3. Espero sempre ajudar, continue mandando suas opiniões e perguntas.Obrigado as duas por sempre estarem visintando o blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sergio, muito boa suas informações a respeito de hipertensão !!! espero que todos os usuarios desse blog , estejam se beneficiando de suas dicas de saúde e de uma vida melhor . Um beijo
    Saudade .
    Aurinha ( tia de Adriana do Rio )

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Aurea! É muito bom saber que gostou do blog, aguardo outras visitas e comentários.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir