01 abril 2012

OBESIDADE

A obesidade é um problema que atormenta milhares de pessoas no mundo. Obesidade significa que o corpo esta com excesso de gordura, esse acumulo de gordura no organismo pode ser apenas um sobre peso ou ate mesmo uma obesidade mórbida. Já é sabido que a obesidade aumenta os riscos do individuo adquirir doenças, causando muitos transtornos ao seu portador ou ate levando a morte, por esse motivo importante se preocupar desde cedo visto que há uma grande chance de uma criança obesa venha a se torna um adulto obeso.


Dois fatores são muito importantes tanto para evitar quanto para o tratamento da obesidade, a primeira é a reeducação alimentar uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total, a segunda e o aumento da atividade física que apresenta uma série de benefícios para o paciente obeso, melhorando o rendimento do tratamento com dieta. Entre os diversos efeitos se incluem: a diminuição do apetite, o aumento da ação da insulina, a melhora do perfil de gorduras, a melhora da sensação de bem-estar e autoestima. 
Como podemos ver não existe segredos ou formulas magicas e sim alguns passos que devem ser seguidos que são: Dieta, Atividade física e a mais importante de toda a disciplina. Uma ajuda psicológica e da família pode ser de grande ajuda nesse processo. 
Para avaliação do peso corporal em adultos é recomendado pela Organização Mundial da Saúde - OMS,  o índice de massa corporal – IMC. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em kilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado,   

IMC = PESO
             (ALTURA)² 

 Exemplo; Uma pessoa de 1,65 de altura com 90 kg. 

Primeiro você multiplicará sua altura por ela mesmo assim, 1,65 x 1,65 = 27,225 depois divida seu peso pelo resultado encontrado anteriormente dessa maneira 90 kg dividido por 27,225 = 0,0033 = 33. Para o resultado encontrado anteriormente que foi de 33, a pessoa esta classificado em obesidade grau I estabelecendo um alto grau de risco. 

Agora faça o seu e compare seu resultado com a tabela acima e veja onde você se enquadra. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref. Toda dieta deve ser supervisionada por uma nutricionista. Esse artigo tem objetivo apenas informativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário