18 outubro 2012

QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE CARUARU





Estudo mostra a qualidade de vida dos universitários de caruaru, veja os resultados sobre: bebida alcoólica, estresse, sexo, atividade física, alimentação entre outros fatores.


 



RESULTADOS

Em relação às informações sócio-demográficas, constatou-se que da amostra da população de universitários, a maioria foi composta de mulheres (71,7%), com uma media de idade de 22,6 anos (mais novo com 16 e o mais velho com 62 anos), e com o estado civil predominantes de solteiros (81,5%).
Quanto a comportamentos preventivos, observou-se que 3,3% da população universitária fumam, 26,6% fazem uso de bebida alcoólica e 38,3% não utiliza camisinha. Foi observado que em relação ao consumo de álcool houve uma diferença significativa entre homens e mulheres (p>0,00).
Em relação à percepção de estresse, sono e nível atual de saúde, 25,3% sentem estressado e tem problemas para enfrentar a vida, enquanto que 28,6% não dorme bem com frequência e 18,5% não estão satisfeitos com o seu atual estado de saúde. Na percepção de estresse houve uma diferença significativa entre homens e mulheres (p>0,01).
Quanto ao relacionamento, 4,1% consideram ter um mau relacionamento com amigos, colegas de trabalho e com sua vida. Enquanto que 8,7% tem dificuldade em integração/adaptação ao ambiente que o rodeia. Foi visto que as pessoas que tem um mau relacionamento com amigos e colegas também consideram ruim a sua relação com a vida.
Na questão alimentação, os resultados mostram que 64,3% não consomem sucos e frutas diariamente, 66,3% não come verduras e hortaliças e 79,1% bebe refrigerante diariamente.
Encontrou-se diferença significativa entre homens e mulheres quanto ao consumo de sucos e frutas (p>0,01).
Em relação a prática de atividades físicas, apenas 22% praticam regularmente e só 11,1% praticam atividades esportivas com freqüência. Na prática de atividade física, esportiva e no consumo de sucos e frutas, foi observado um diferença significativa entre homens e mulheres (p>0,00).

CONCLUSÃO

Com base na análise e discussão dos resultados, pode-se concluir que a proporção de estudantes que apresentou níveis insuficientes de atividade física foi elevada (78%), atividades esportivas de (88,9%). O baixo consumo de frutas, sucos e verduras e o maior consumo de refrigerante, representou o aspecto mais preocupante em relação aos hábitos alimentares dos universitários estudados.
Os índices de exposição ao fumo foram baixos (3,3%). Não teve diferença significativa entre homens e mulheres. O consumo de bebidas alcoólicas foi elevado (26,6%), sendo mais expressivo nas moças (52,0%), do que nos rapazes (48,0%). Estudos revelam que há um aumento no uso da camisinha com parceiros eventuais, não corroborando com os resultados encontrados, neste estudo.
Níveis insuficientes de atividade física, o uso inadequado de bebidas alcoólicas, bem como o consumo reduzido de frutas verduras foram os comportamentos de risco à saúde mais evidentes no estilo de vida dos estudantes universitários no município de Caruaru. Sendo assim, esta população deverá receber maior atenção quanto ao desenvolvimento de intervenções futuras voltadas à promoção da saúde.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Andrade, G. L. Silva, S. U. Feitosa, W. M. N. Qualidade de Vida dos Estudantes Universitário das instituições de Ensino Superior Privadas de Caruaru. Caruaru, PE: 2009.

OBS: Caso queira o artigo na integra cadastre seu email na pagina inicial e faça o pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário