03 março 2013

GINÁSTICA LABORAL



 A preocupação com o bem estar físico e mental não deve se restringir apenas em academias, mas também em outros ambientes, como o local de trabalho, onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia.




Após a revolução industrial o número de pessoas acometidas de lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - LER/DORT, aumentou consideravelmente, devidas às novas rotinas de trabalho. Por causa dessas mudanças a implantação de uma política de prevenção através da ginástica laboral é extremamente importante para a saúde do trabalhador.

De acordo com Bompa (2002, p.327):

“Ressalta que, estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamentos em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações de competitivas, desta forma, surge à necessidade da implementação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças no sistema muscular e nervoso dos trabalhadores”.

Mas o que é ginastica laboral?

É uma prática de exercício físico realizada no ambiente de trabalho, com a finalidade de exercitar cada pessoa e todos da equipe de trabalho. Utilizam-se técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, pode ser dividida em três partes, preparatória que é realizada antes do inicio das atividades do trabalhador, Compensatória realizadas durante a jornada de trabalho e Relaxamento no fim do expediente de trabalho, sendo sempre realizada por um profissional qualificado de Educação Física ou de Fisioterapia.

Em uma pesquisa realizadas com pessoas que fazem parte de um programa de ginástica laboral feita por Equilíbrio total (2010) esclareceu que: “85% Disseram se sentir melhor após a ginástica laboral, 75% Disseram melhorar a integração da equipe de trabalho, 89% Disseram melhorar as dores nas costas, cabeça e ombros”.

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no CREF.


Referencias bibliográficas

BOMPA, Tudor O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Trad. Sérgio R. F. Batista – São Paulo: Phorte Editora, 2002 p. 327.

Equilíbrio Total. Ginástica laboral. Disponível em:
Acesso em: 27 de Jan. de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário