22 outubro 2010

Atividade física, exercício físico e saúde




 Estudos confirmam que um estilo de vida ativo, traz benefícios à saúde, sabendo disso algumas perguntas tem que ser feitas: Qual a diferença entre atividade física e exercício físico? O que é aptidão física? O que é saúde? Essas perguntas são necessárias para que procura mudar o seu estilo de vida. 



Vamos entender o que é atividade física, é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética e que resulta em gasto energético acima dos níveis de repouso (CASPERSEN et al, 1985 apud Nahas 2006). 
Exercício físico é uma atividade repetitiva, planejada e estruturada que tem como objetivo a manutenção e melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, embora relacionados atividade física e exercício físico não devem ser entendidos como sinônimos. (CASPERSEN et al, 1985 apud Nahas 2006).
 
Aptidão física é a capacidade de realizar atividade física, e pode ser dividida em duas categorias aptidão física relacionada a performance e aptidão física relacionada a saúde(aptidão cardiorrespiratória, força/resistência muscular, flexibilidade e composição corporal).
Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade, (Organização mundial da saúde). 
Devido à correria do dia-a-dia a população esta se tornando inativas fisicamente, aumentando o risco de desenvolverem doenças crônico-degenerativas (doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias...). Fazer atividade física de moderada a intensa no mínimo 3 vezes por semana com duração de 30 minutos já garante benefícios a saúde como: 
Redução da pressão arterial   • Melhora da resistência insulinica • Aumento da força muscular e densidade óssea • Melhoria da resistência física e da mobilidade articular • Melhoria do perfil de lipídeos • Aumento da auto estima • Redução dos sintomas de depressão • Manutenção da autonomia • Redução e controle de peso • melhor condicionamneto cardiorrespiratória • Alívio do estresse, entre outros. Mulheres que fazem exercicio físico com regularidade previne a osteoporose, artrite, diabetes e  câncer.

Com apenas uma mudança nos hábitos alimentares, na atividade física... resultaria num impacto substancial para a redução das taxas dessas doenças crônicas, muitas vezes num período de tempo relativamente curto². 
Devido a esses benefícios a pratica regular de atividade física é indicado, para toda população seja jovem, adulto ou idoso. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref. Esse artigo tem objetivo apenas informativo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

1. Nahas, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceito e sugestões para um estilo de vida ativo. 4.ed. ver. e atual. Londrina: midiograf, 2006. 

2. Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativa e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, 2003. p.9 -7.

4 comentários:

  1. É MUITO LEGAL SABER UM POUCO MAS E EU SABENDO DISSO ESTAREI SEMPRE ETENTA A MINHA SAÚDE

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário, fico feliz em ajudar. Continue comentando e/ou perguntado, respoderei com prazer.

    ResponderExcluir
  3. qual a diferença entra a atividade fisica,axercicio e aptidão fisica ?? vc sabe me dizer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara obrigado por contribuir com o blog espero sempre esclarecer suas duvidas.

      No proprio texto esta explicado, mais de uma maneira mais simples atividade física é todo movimento corporal andar, correr, agachar, lavar roupa, lavar prato etc. Exercício físico e uma atividade programada exemplo a musculação onde você fara um determidado exercício com uma quantidade de repetição pre-programada. Aptidão física é a capaciade de como você realiza as atividades físicas que pode ser direcionada a saúde ou a performance.

      Ps: Desculpe a demora estava com muito trabalho e não atualizei o blog, mais já esta tudo normalizado.

      Excluir