15 setembro 2011

DOR NO JOELHO - PARTE 1





Nesse artigo darei um enfoque maior no ligamento cruzado anterior – LCA. Como ocorre a lesão, tratamento e exercicios para fortalecimento.




O Joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, formado basicamente por ossos, ligamentos, menisco e tendões. Por ser uma estrutura muito exigida ao longo da vida, existe uma grande chance de problemas em toda sua estrutura, essas lesões podem ser por excesso de uso e/ou uso inadequado dessa articulação.
A lesão do LCA ocorre na maioria das vezes quando a uma rotação ou hiperextensão brusca do joelho, mas também pode ocorrer quando a coxa é empurrada para trás e o pé está fixo no chão. Quando isso acontece há uma grande chance de lesões em outras estruturas, como menisco que falaremos em outro artigo. O diagnostico dessa lesão tem que ser feita com um medico especialista, apenas ele está apto a realizar testes e exames para descobrir o grau de sua lesão.



Os exercícios de cadeia cinética fechada exemplos: pressões de joelho no  leg 45º, agachamento, são mais indicados. Os exercícios devem começar com os joelhos um pouco flexionados. Evite alongamentos fortes dos isquiotibiais. trabalhe os isquiotibiais isso ajudara na estabilização do joelho. 
Atualmente a reabilitação desse tipo de lesão tem sido feita utilizando o agachamento como principal exercício, pois durante sua execução não existe forças tensionais significativas no LCA. Isso se deve em parte pela moderada ativação dos isquiotibiais que ajudam a aliviar a tensão no LCA devido ao mecanismo de co-contração (ESCAMILLA, 2001).

 
Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref.

 
Referências Bibliográficas

ESCAMILLA RF. Knee biomechanics of the dynamic squat exercise. Med Sci Sports Exerc. 2001 Jan;33(1):127-41

Nenhum comentário:

Postar um comentário