31 agosto 2011

AGACHAMENTO E OS ERROS MAIS COMUNS

Sem duvidas o agachamento é um dos melhores exercícios para membros inferiores, como também para todo o corpo, atuando ate no condicionamento cardiorrespiratório, mas atenção! A perfeita execução do movimento é primordial para um bom resultado, alem de prevenir lesões. Veja a maneira correta de executa o agachamento e os erros mais comuns.

  


O agachamento pode ser realizado de várias maneiras, com halteres, livre, no smith, frontal, entre outras. O importante é observar pequenos detalhes mais que fazem grandes diferenças.
 
Maneira correta de executar o agachamento


A barra deve esta sobre o trapézio (como mostra foto ao lado) pés afastados mais ou menos da largura dos ombros. Ao descer incline o maximo o bumbum para trás, sua coluna deve esta alinhada verticalmente ao chão(mais ereta possível), olhar fixo para frente, inspirar na decida e expirar na subida, a respiração correta dará mais sustentação a coluna. Se for iniciante não desça mais que 90º, suba devagar ate a posição inicial do movimento, mas não estenda a perna completamente.
 

Erros comuns


  • Inclinar o tronco exageradamente para frente ocasionando uma maior pressão na coluna.
  • Deixar o joelho ultrapassar a ponta do seu pé.
  • Não apoiar a barra corretamente.
  • Realizar o movimento com a respiração inadequada.
  • Se apoiar nos dedos e não no pé todo.
  • Não executar o movimento com a amplitude correta.
  • Não utilizar o cinto.

Importante

Uma avaliação física é indispensável, para que se encontre qualquer problema pré-existente como por exemplos desvios na coluna e problemas no joelho, uma análise do seu estado físico contribuirá para uma melhor prescrição e orientação dos exercícios.

 Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habílitado no cref.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário