23 julho 2011

CICLO MENSTRUAL E ATIVIDADE FÍSICA

 

  
Praticar atividade física durante determinados períodos do ciclo menstrual pode ajudar ou atrapalha o desempenho, por isso é relevante levar em consideração em que fase do ciclo menstrual você está e adaptar o treinamento a essa fase.






O ciclo menstrual de 28 dias pode ser dividido em quatro fases, que são: 

Fase de menstruação: 1º ao 4º dia          Fase pós-menstrual: 5º ao 11º dia

Fase intermenstrual: 12º ao 22º dia          Fase pré-menstrual: 23º ao 28º dia.

Dentro desse ciclo existe uma variação de hormônios que afeta a sua aptidão física. Na Fase Pré-Menstrual, devido o alto nível de progesterona, o desempenho tende a diminuir. Já no período pós-menstrual, há uma melhora no desempenho, por causa do aumento da quantidade de estrogênio e secreção de noradrenalina, essa é a melhor hora de tira o maximo do treinamento. 
Nas fases menstrual e intermenstrual não há interferência, (diminuição ou aumento) do rendimento, você pode treinar normalmente. Cada indivíduo tem um rendimento próprio, todos esses dados são de caráter geral, você tem que perceber o quanto estar disposto naquele período, claro que seguir as fases, vai te ajudar a descobrir o porquê tem dias que esta mais disposta e em outros não.

 
Exercícios e as Fases

Quando estiver com dores de cabeça, cólicas, irritada e indisposta a conhecida TPM (tensão pré-menstrual), o melhor é diminuir a intensidade do treinamento ou até mesmo descansar neste dia, não se preocupe não vai ser 1 ou 2 dia perdidos que vai afeta seu treino, ao contrario nestes dias atípicos o risco de lesões e outros problemas podem até aumentar. 
Pessoas que fazem uso de anticoncepcionais estão sempre com os hormônios elevados e não pode levar em consideração o ciclo. 

Conclusão 

O melhor período para treinar pesado e tirar o maximo é na fase pós-menstrual, na fase pré-menstrual deve-se diminuir a intensidade devido às cólicas, irritabilidade e diminuição no rendimento físico, entre outras coisas. 
Agora é com você, conheça seu ciclo menstrual e junto com seu professor/instrutor consiga aumentar seu rendimento e alcançar seus objetivos mais rápidos. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref.

Nenhum comentário:

Postar um comentário