08 setembro 2013

Treinamento x iniciante


Começar de maneira errada é a pior coisa que uma pessoa pode fazer, ao treinar de maneira incorreta, você prejudica as fases posteriores. Imagine que seu corpo é um edifício, para começar a construir o primeiro passo é uma base/alicerce forte, então construa sua base firme, sólida. 


Iniciante é todo aquele praticante com menos de 6 meses de treinamento. Nesse período são importantes: adaptações neuromusculares, flexibilidade articular, fortalecimento de tendões, músculos do tronco e músculos estabilizadores.
Para analisar todas essas estruturas e observar suas melhoras é necessário a realização de avaliações físicas.

Adaptações neuromuscular:

Aprendizagem dos movimentos, ângulos e velocidade do exercício, ou seja, realizar o movimento com perfeição. Essa adaptação é extremamente importante, os iniciantes terão uma melhora sensível da força nas 3-4 primeiras semanas, mas essa força não é provida de um aumento do tônus muscular e sim de adaptação neural.

Flexibilidade articular:

Uma boa flexibilidade serve de precauções para evitar, lesões e dores articulares, desenvolva essa estrutura agora, para que nas próximas fases elas sejam apenas mantidas.

Músculos:

Fortalecer os músculos do tronco e estabilizadores é o recomendado nessa fase, músculos do abdome, costas e o iliopsoas, são de suma importância para uma boa postura durante a execução dos movimentos, o recrutamento dos músculos primários (o músculo principal de determinado exercício) se torna, mas eficiente quando os músculos estabilizadores estão bem desenvolvido/eficiente.

Tendões:

A melhora dessa estrutura maximiza o seu potencial de aguenta tensões elevadas, mais infelizmente os tendões demoram mais para se adaptarem e melhorarem do que os músculos, por isso requer uma atenção redobrada para um beneficio em longo prazo.

Quando uma pessoa começa a treinar é muito importante que todas essas estruturas sejam muito bem treinadas, para que não venham acometer-se de lesões devido ao aumento de carga ou intensidade do treinamento, pular ou fazer essa fase de modo errado pode trazer varias complicações nas outras etapas.

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no CREF.


Referencias bibliográficas 

BOMPA, T. O. A Periodização no Treinamento Esportivo. a. 1. São Paulo: Manole, 2001 p. 33-36.

2 comentários: