Ao começar uma atividade ou exercício físico é importante a realização de uma avaliação física, mais o que é? E para que serve realmente uma avaliação física?
São testes que permitem analisar sua aptidão física, ela começa com uma anamnese, que consiste em relatar o seu histórico de saúde. Depois desse passo começa a coleta de dados como: peso, altura, medidas antropométricas, avaliação neuromuscular, frequência cardíaca, pressão arterial entre outras. Esses dados são analisados, e assim permitem que os exercícios possam ser prescritos de acordo com as necessidades e objetivos do cliente.
Eu costumo dizer que avaliação física é dividida em duas partes que são:
1 – Analisar seu estado físico e objetivo atual, permitindo que o avaliador possa prescrever seus exercícios com mais precisão e segurança, a fim de buscar os melhores resultados.
2 – È de extrema importância à reavaliação, para que possa comparar os resultados e dessa maneira identificar os pontos positivos e negativos, ou seja, onde você teve melhores resultado e onde não foi tão satisfatório.
Varias pessoas chegam ate o profissional de educação física dizendo, estou malhando certinho, tenho uma boa alimentação e não consigo perder peso. Ai a necessidade da avaliação, quando se pratica atividade ou exercícios físicos, você pode ter um aumento da musculatura que pesa mais que a gordura, quando vai se pesar o seu peso não diminuiu e às vezes ate aumentou, isso é normal, quanto mais você aumentar a massa magra consequentemente ira diminuir o percentual de gordura, mais para saber se realmente foi um aumento da massa magra e não da gordura e necessário a avaliação física.
É recomendável que a avaliação seja feita periodicamente (de 2 em 2 meses) permitido verificar as possíveis alterações do seu estado físico.
Toda avaliação física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref.
Nenhum comentário:
Postar um comentário