18 setembro 2010

Proteína é importante? Melhora meu desempenho? Ajuda na hipertrofia?

Inúmeras perguntas são feitas quando falamos de proteína, ou de suplementos que contem esse nutriente, o consumo dessas substancia pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento. Por isso é importante à orientação no sentido de não só melhorar a sua performace, mas também de proporcionar uma boa saúde a longo tempo.
As proteínas são utilizadas para síntese de massa muscular e de novos compostos proteicos, tem função construtora e reparadora o que torna ideal para hipertrofia, e ao contrario dos carboidratos e lipídios não são fontes significativas de fornecimento de energia. Elas podem ter origem vegetal exemplo: feijão, arroz integral e grão-de-bico, e de origem animal exemplo: peixe, carnes, ovos, leite e derivados. As proteínas vegetais são consideradas incompletas por não terem uma grande variedade de aminoácidos essenciais (não são produzida pelo organismo), enquanto as animais são completas por terem todos os tipos de aminoácidos essenciais. 

Uma pergunta frequente é sobre a quantidade que devemos ingerir, alguns estudos sugerem cerca de 12 a 15% do suprimento energético total, mais essa necessidade pode aumentar em determinadas praticas esportivas chegando a doses diárias de 1,5 a 1,8 g./kg de peso corporal. Fornecendo uma margem mais adequada, Tarnopolsky e colaboradores (1986) apud Bacurau (2007) apresentam os seguintes números: atletas de força no inicio de treinamento deveriam consumir 1,78 g.kg. dia de proteína. Os interessados na manutenção da massa 1,2 g. kg dia e os que praticam exercícios de força mas não são atletas 0,88 g. kg. Dias. 

Os suplementos como albumina, whey protein entre outros, são muito utilizado pelos praticantes de exercícios físicos tendo em vista que hidrolisados de proteína (presentes nos suplementos) são mais rapidamente absorvidos, em comparação às proteínas presentes nos alimentos, pois, nesses produtos, o nutriente encontra-se pré-digerido¹. Porem a maioria não tem o devido conhecimento sobre o assunto o que aumenta o risco a saúde, primeira coisa, a saber, sobre suplementos é que eles não são substitutos de refeições, como a própria palavra já as define eles sevem para suprir necessidades alimentares, exemplo: pessoas que moram sozinhos e não conseguem suprir suas necessidades nutricionais ou praticantes de atividades físicas que necessitam de uma maior ingestão de nutrientes e não conseguem apenas com as refeições. 

Bem visto isso outra pergunta fica em foco qual é o melhor suplemento, aqueles de absorção rápida ou lenta? Boyrie (1997) apud bacurau (2007) demonstram que a digestão de proteínas de “rápida absorção”, muito comercializada atualmente (Whey Protein -WP), não é necessariamente superior a outro tipo de proteína considerada de absorção lenta (caseína). 
Okamura e colaboradores (1997) apud bacurau (2007) a hora mais adequada para o consumo de proteína é logo após o termino dos exercícios. 
Para conseguir resultados com treinamento é preciso seguir quatro princípios básicos: treino, descanso, nutrição e suplementação e os atletas de fisiculturismo são os que mais cultuam uma forma muito rigorosa e restrita de nutrir os seus corpos. O modo como o atleta passa a nutrir determina o resultado de suas conquistas. 

As informações fornecidadas não substitui uma ida ao nutricionista, ele deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta ou acompanhamento nutricional.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
1. Bacurau, R. F. Nutrição e suplementação esportiva. 5 ed.São Paulo:Phorte, 2007.

2 comentários:

  1. Boa noite professor!
    É bom deixar claro para o pessoal que proteína ñ fornece energia, só em alguns casos como por exemplo os exercícios de endurance, que são exercícios de resistência,correr, pedalar, etc. As proteínas entram tendo função COMPLEMENTAR de servirem como substrato energético, CONCOMITANTE aos carboidratos e lipídeos

    "proteínas...tem função construtora e reparadora o que torna ideal para hipertrofia, e ao contrario dos carboidratos e lipídios não são fontes significativas de fornecimento de energia."

    É bom deixar claro, pq é muito comum as pessoas perguntarem se proteína é bom para fornecimento de energia.

    Vlw.. professor o blog tá massa!!!

    ResponderExcluir
  2. Em algumas situações, caso as necessidades de energia não sejam supridas, as proteínas endógenas podem ser utilizadas como fonte de energia e as proteínas estruturais podem ser utilizadas para a produção de energia. O que não é interessante para quem procura hipertrofia muscular. Mesmo em situações onde a utilização de proteínas como fonte de energia seja pequena de aproximadamente 5% a 15% e em exercícios com sobrecarga seja até menor. No segundo parágrafo, onde eu disse que proteína não é fonte significativa de energia achei que tinha deixado claro, mais concordo que proteína não em uma boa fonte de energia.

    Agradeço por compartilhar sua opinião, ela é muito importante. Espero que continue comentando em outros artigos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir