07 junho 2011

Como aumentar a panturrilha? Que rotina de treino devo seguir?



A panturrilha também conhecido como “batata da perna” é constituída de dois músculos o sóleo e gastrocnêmio. Muitos desistem de trabalha-lo devido à dificuldade de aumentar a massa muscular dessa região, e terminam colocando a culpa na genética, claro que a predisposição genética tem interferência nesse processo, mas isso não significa que não possa melhora-la. 





A panturrilha devera da um pouco mais de trabalho devido à predominância de fibras vermelhas que dificulta a hipertrofia muscular, nada que uma boa rotina de treino e algumas dicas não resolvam. 

Vamos saber um pouquinho sobre a ação desses dois músculos, eles são acionados quando fazemos uma flexão plantar (ficar de ponta de pé). 
Sóleo - É um músculo mais interno, sendo acionado quando os joelhos estão flexionados exemplo, na realização do exercício panturrilha sentado. 
Gastrocnêmio – Músculo mais superficial e com maio numero de fibras brancas do que o sóleo, ele é mais exigido quando as pernas estão estendidas, exemplo na realização do exercício panturrilha em pé. 
Sabendo dessas características fica mais fácil falarmos sobre o aumento da circunferência da panturrilha. 

DICAS

  • De preferência a exercícios onde as pernas fiquem estendidas, exemplo, panturrilha em pé.
  •  Realize o movimento com a maior amplitude possível. 
  •  Não faça o que a maioria faz, um treino bem rapidinho. 
  •  A variação de intensidade, o tempo de descanso e o método de treino são fundamentais para alcançar os objetivos. 
  •  E por fim, se realmente que aumenta a massa muscular da panturrilha, de a mesma atenção que você da aos bíceps, tríceps e peitoral, tenha paciência não desista no primeiro obstáculo que venha a aparecer. Com disciplina conseguira tira o máximo das suas panturrilhas. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref. Esse artigo tem objetivo apenas informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário